terça-feira, 21 de maio de 2013

Plantar para colher

O Senhor Deus respondeu a Moisés:
— Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles. Então eu descerei e falarei com você ali; tirarei uma parte do Espírito que lhe dei e darei a eles, para que o ajudem no pesado trabalho de cuidar do povo. Assim, você não precisará fazer isso sozinho. – NÚMEROS 11:16 e 17

Nesse momento Moisés se via sem saída tamanha era a reclamação do povo de Israel. O povo não parava de se multiplicar e com ele as murmurações. Moisés clama a Deus por um auxílio. Chegou até no ponto de perguntar porque então não era morto de uma vez.
Creio que muitas vezes nos encontramos desgastados, irritados, desanimados e sem saída quando se trata de lidar com pessoas. Mas existe bicho mais complicado que o ser humano? Com certeza não! Muitas vezes usamos passagens da Bíblia como esta para chamar mais pessoas á obra; para animar aqueles que estão desanimados dentro da igreja e que tem alguma responsabilidade ativa; ou, até mesmo para despertar os que estão negligenciando o trabalho depositado em suas mãos. Mas eu quero olhar essa passagem de uma outra forma, como sendo um desses 70 que foram separados para trabalhar com pessoas e que recebeu o poder do Espírito de Deus. 
É muito fácil ficar recrutando novas pessoas dentro e fora da igreja, não que isso não seja importante e preciso, porém, os "70 que receberam o poder de Deus" estão trabalhando? Nós somos esses 79. Você é! Eu sou! Como diz o texto, o trabalho é pesado, exige disposição, sacrifícios e sobretudo, amor. Se nos falta paciência, vontade e cuidado é porque está faltando amor. Não importa quantas pessoas sejam, um dos sentidos dessa vida é ajudar a dar sentido para outras vidas que ainda não o tem. Eu sempre digo: "se você não for ser coerente e nem fazer a diferença na vida da pessoa, se afaste e deixe que outra pessoa faça isso". Contudo, para fazer a diferença e trazer esperança e ânimo para uma alma desencorajada e sem sentido é você primeiro entender o que significa a graça de Jesus Cristo na sua vida.
Muitos hoje ainda querem ser um dos 70 vivendo sob a lei. Querendo impugnar a vida das pessoas com leis e ritos, quando só tem que ter empatia desenvolvendo amor e graça de Cristo na vida da pessoa. Não digo que seja fácil, pois são vários os temperamentos e personalidades, porém a palavra de Deus é a mesma para cada personalidade, temperamento e cultura. Vamos orar a Deus e nos entregar sendo parte desses 70. Vamos parar de ficar esperando apelos ou duras de outras pessoas nos chamando para ajudar nesse trabalho. Vamos por em prática o poder que Deus nos deu tanto no efetuar quanto no falar e fazer a diferença, pois a pessoa que está a nossa frente hoje pode não estar amanhã. Não vamos esperar o fruto crescer sem antes plantar, não existe colheita sem trabalho, não existe fruto sem antes de comprometer e se dedicar aquilo. Não vamos somente cativar as pessoas, mas antes vamos nos tornar responsáveis de uma vida nova para esta pessoa.
Deus Abençoe! 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário